Saber quanto tempo dura um colchão depende muito dos cuidados de conservação que você tem com ele.

 

Manter um colchão conservado e bem cuidado é essencial para que ele dure por muito tempo. Muitas pessoas não sabem disso e acreditam que o que vale é apenas comprar um produto caro e de qualidade.

 

Sabemos que o investimento em um bom colchão é um pouco alto, por isso, sempre quando as pessoas vão comprar um, sempre foca na pergunta quanto tempo dura um colchão? Achando que isso depende somente da qualidade do produto.

 

Não depende somente da qualidade, mas também dos cuidados que o dono tem para mantê-lo sempre conservado e em bom estado. Pensando nisso, separamos 5 dicas para você manter o seu colchão sempre em ótimo estado.

 

1 - Limpe o Colchão com Frequência

 

Quando falamos em limpar o colchão, não estamos dizendo para jogar água e lavá-lo, isso vai estragar literalmente a peça. A limpeza ideal para fazer no colchão é pelo menos de quinze em quinze dias aspira-lo para tirar toda poeira.

 

Outra dica muito boa para manter o colchão mais limpo, é tirar as roupas de cama por algumas horas e deixar que ele tome um ar. Trocar as roupas de cama pelo menos uma vez na semana também é muito importante.

 

Para uma limpeza mais pesada, é importante contratar uma empresa especialista para realizar essa higienização pelo menos uma vez ao ano. Se você costuma ter esses cuidados, já é um bom começo para tirar a dúvida de quanto tempo dura um colchão.

 

2 - Vire o Colchão

 

Essa dica pode ser velha, mas é muito importante. Para evitar que o colchão fique com buracos, é ideal que você vire ele regularmente. Não precisa fazer isso toda semana se for um colchão de qualidade, mas, de quinze em quinze dias pode ajudar.

 

Colchões de qualidade geralmente não apresentam esse tipo de problema mesmo quando essa rotação não é feita, mas, para evitar e ajudar a conservá-lo por mais tempo, não custa fazer.

3 - Use Protetores de Colchão

 

Os protetores ajudam muito a conservar os colchões. Isso porque eles podem ser retirados para lavar, já o colchão, como já foi citado, não pode ser lavado com água em hipótese alguma.

 

Os protetores costumam proteger o colchão de suor, sujeiras e do risco de cair alguma coisa que possa danificar a peça. Para colchões de crianças é essencial o uso de protetores.

 

4 - Não Deixe-o Exposto ao Calor

 

Algumas pessoas gostam de colocar a peça no sol, mas isso não ajuda a conservar o colchão e sim prejudica. O tempo ideal para deixar o colchão em contato com o calor é de no máximo 30 minutos.

 

Quando é deixado por um tempo maior, as espumas e toda a estrutura do colchão é danificada pelo sol e pode ressecar. O ideal a se fazer é deixar o colchão sem lençol por algumas horas e a janela do ambiente aberta para circular ar e entrar luz natural.

 

5 - Escolha o Colchão Certo

 

Escolher o colchão ideal também é uma forma de fazer com que ele fique conservado por mais tempo. O colchão errado pode ser danificado mais rápido e também pode causar muitas dores e mal estar para quem está dormindo nele.

 

Então, sempre que for comprar um colchão, não pergunte apenas quanto tempo dura um colchão, mas pergunte também qual é o colchão ideal para o seu tipo de corpo e necessidade.