Saber como limpar colchão é extremamente importante para a sua saúde, pois depois de um tempo de uso, o colchão absorve ácaros e sujeiras que podem acabar causando alergias e prejudicando até mesmo a sua respiração.

Por esse motivo, é preciso fazer a higienização do colchão de forma periódica para que evite problemas de saúde, a falta de cuidado com o colchão pode ocasionar até mesmo o estrago dele.

Para que ele fique totalmente seguro e protegido contra ácaros e bactérias e automaticamente você tenha uma boa noite de sono, é preciso fazer uma limpeza pesada pelo menos uma vez ao ano, o que é recomendado ser feito por profissionais.

Mas, depois de mandar fazer essa limpeza pesada é preciso mantê-la e, por isso, é preciso que você faça uma limpeza caseira pelo menos uma vez ao mês, assim o seu sono e sua saúde estarão protegidos de problemas sérios.

 

Como limpar colchão que não está tão sujo em casa da forma correta?

Certamente você já ouviu falar em várias formas de limpar colchões e fica com dúvida em qual escolher e qual confiar se realmente é a forma correta de fazer essa limpeza.

Para limpar o colchão é preciso ter cuidado, pois ele é feito com um material que não pode ser molhado com tanta quantidade de água, pois o líquido penetra na espuma e isso pode estragar completamente o colchão, já que será muito difícil de secar.

Veja uma das melhores e mais segura forma de limpar o seu colchão com total segurança, sem danificá-lo e ainda ter uma limpeza eficaz.

 

Aspire o colchão

O primeiro passo é aspirar todo o colchão, tanto na parte de cima como na parte de baixo e nas laterais, pois isso ajuda a tirar o pó, ácaros, cabelos e outras sujeiras que podem estar nele.

É muito importante que você aspire também o estrado do colchão ou o box, pois eles também sofrem com esses tipos de bactérias.

 

Jogue bicarbonato de sódio no colchão

O bicarbonato é um produto excelente para fazer a limpeza de várias coisas da casa, inclusive o colchão, pois ele tira odores e ainda ajuda na limpeza.

É preciso que seja usado uma quantidade grande de bicarbonato, pois é necessário polvilhar no colchão inteiro para ter o resultado esperado.

Para que fique mais fácil para você polvilhar o bicarbonato em todo o colchão, utilize uma peneira, assim ele irá cair de forma uniforme em todo.

Se você quiser deixar o colchão um pouco perfumado, misture no bicarbonato um óleo essencial com a fragrância do seu gosto.

Deixe o bicarbonato no colchão por pelo menos 30 minutos, ou até mesmo por horas, caso tenha tempo, quanto mais você deixar o bicarbonato agindo, mais ele irá limpar e tirar odores.

 

Aspire novamente o colchão

Para tirar todo o bicarbonato, aspire novamente o colchão com a parte de escova maior do aspirador e as parte menores para aspirar em volta dele, pois é preciso retirar todo o bicarbonato.

Se quiser deixar o colchão pegando um pouco mais de ar, basta não colocar as roupas de cama, mas, se estiver sem tempo já pode colocar a capa do colchão o lençol e arrumar a cama como quiser.

Muitos problemas acontecem quando essa limpeza não é feita da forma correta, por isso, é importante que você saiba como limpar colchão e assim, ter uma qualidade de vida e saúde muito maior.