Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais com a rotina corrida, algumas saem cedo ou até de madrugada para trabalhar e a noite estudar e têm aquelas que, de alguma forma, sofrem com toda essa correria.

Por esse motivo, é muito importante ter uma excelente qualidade do sono, pois uma noite bem dormida afeta de forma direta o rendimento do dia assim como uma noite mal dormida também.

Pessoas que sofrem com insônia sabem que isso é prejudicial para a saúde e que pode lhe causar problemas sérios. Por isso, é preciso descobrir o que está causando esse problema para conseguir combatê-lo.

Veja no post de hoje 5 coisas que podem ser os motivos da sua diminuição da qualidade do sono, são problemas que certamente devem estar presentes na sua rotina.

 

1 - Má alimentação

Um problema comum que afeta a qualidade do sono de muitas pessoas é a má alimentação. Ao consumir muitos alimentos e bebidas que são ricos em cafeína, certamente a pessoa terá problemas para dormir.

É importante citar que o problema desse consumo não acontece se ele for feito apenas a noite, mas sim no decorrer do dia, por isso, é indicado consumir com moderação alimentos e bebidas que tem muita cafeína em sua composição e, se possível, evitar ao máximo consumi-los a noite.

Alimentos muito pesados e principalmente aqueles que têm tiramina como é o caso do bacon e do queijo por exemplo, afetam a qualidade do sono, pois essa substância faz com que você fique acordado por mais tempo. Por isso, o mais indicado é consumir carboidratos.

 

2 - Estresse

O estresse, nervosismo e ansiedade são os maiores vilões que conseguem afetar diretamente a qualidade do sono de qualquer pessoa e isso pode gerar outros problemas seríssimos de saúde.

Para quem trabalha muito, é indicado que tente esquecer o serviço pelo menos quando chegar em sua residência e o mais importante, evitar levar serviço para casa, pois isso fará com que você fique acordado por horas, o que ocasiona o estresse.

Para pessoas que são agitadas, é importante que tomem um chá de camomila antes de dormir para tentar relaxar mais e então ter uma noite tranquila.

 

3 - Falta de rotina

A falta de rotina é um fator que afeta gravemente a qualidade do sono, pois o corpo não consegue encontrar um ritmo certo para tudo e isso pode ocasionar o problema de insônia.

Dormir muito tarde e acordar cedo é um dos maiores erros que muitas pessoas cometem, algumas vezes por conta da rotina corrida do dia a dia.

Tentar fazer um cronograma do dia e procurar cumpri-lo, fará total diferença nas noites de sono e automaticamente no próximo dia.

 

4 - Colchão e travesseiro errados

Esses dois produtos com total certeza afetam diretamente a qualidade do sono, seja para o bem como para o mal, por isso é importante saber escolher o ideal para o seu perfil.

Antes de escolher o colchão é preciso ter certeza sobre a presença de problemas na coluna e outros problemas de saúde assim como também saber que o seu peso interfere na escolha do colchão ideal.

 

5 - Tamanho da cama errado

O tamanho da cama e também do colchão interferem na sua noite de sono, principalmente para pessoas que dormem com outra na cama e precisam de um espaço maior.

Saber escolher o tamanho correto é fundamental para ter uma noite de sono tranquila e um dia produtivo.

Grande parte dos problemas em relação a qualidade do sono são costumes e erros cometidos no dia a dia, por isso, a partir de agora tome cuidado para que você pare de sofrer com esse mal.