Dormir de forma confortável e saudável depende de uma série de fatores que vão além de simplesmente vestir um pijama e deitar. Existem diversas técnicas que podem ser usadas para se alcançar uma boa noite de sono.

Mudar de posição costuma ajudar muito na hora de dormir, ao mesmo tempo que também pode atrapalhar. Dormir em uma posição desconfortável, pode ocasionar em dores musculares, nos membros e na cabeça, além da sensação de sono forçado, quando sentimos que não dormimos muito bem.

Muitas pessoas não levam a sério a importância de dormir bem, e muitas vezes acabam se acostumando com formas erradas de dormir.

Para ajudar a dormir de forma mais confortável, separamos algumas dicas úteis sobre as melhores posições na hora de dormir.

DORMINDO DE LADO:

Talvez essa seja a posição de sono mais comum, pois consiste basicamente em procurar algum lugar para se escorar, que é a primeira ação que uma pessoa busca quando está cansada.

Além de ser uma posição confortável, dormir de lado é considerada a melhor posição para o sono, pois além de manter a coluna mais alinhada, o que ajuda para uma melhor postura e evita dores nas costas, a posição também beneficia a circulação do sangue pelo corpo, já que os pés e a cabeça ficam na mesma altura do coração. Uma melhor circulação permite que o corpo funcione melhor durante o sono, evitando que a pessoa acorde no meio da noite.

Para ajudar a dormir de lado, é necessário um travesseiro a altura do ombro, para que dessa forma a cabeça não fique inclinada, o que pode ocasionar em dores no pescoço. Outra dica curiosa é colocar um travesseiro também entre as pernas levemente flexionadas, de forma a alinhar os joelhos ao tronco, o que pode melhorar a postura.

Um travesseiro muito baixo, pode fazer com que o corpo, mesmo que de forma involuntária e instintiva, tente esticar o braço para cima e usá-lo como apoio. Isso pode fazer com que o braço e o ombro amanheçam doloridos, além de também poder causar bursite e tendinite.

Apesar das dicas, o ideal é que a posição seja exercida da forma mais natural possível. Não adianta tentar forçar a posição e desrespeitar as curvas naturais do corpo.            

DE BARRIGA PRA CIMA:

Apesar de parecer a posição mais correta, devido a obviedade da forma como deitamos, dormir de barriga para cima não é muito indicado pelos especialistas, já que a coluna nem sempre fica posicionada de forma adequada, o que pode facilitar problemas de postura e dores nas costas.

A posição também pode levar a problemas respiratórios, como a apneia e o ronco. Isso acontece por causa do posicionamento da língua, que acaba indo para trás da boca.

Contudo, a posição é muito boa para evitar dores e torções, já que dormir de barriga para cima ajuda a relaxar as articulações.

Uma ótima dica para quem dorme nessa posição é utilizar um travesseiro baixo, para que dessa forma a evitar uma tensão na musculatura cervical.

Assim como quando se dorme de lado, utilizar um travesseiro nas pernas também é útil, mas quando se dorme de barriga pra cima, o ideal é colocar o travesseiro embaixo dos joelhos, de forma que as pernas fiquem levemente flexionadas. Isso ajuda a relaxar os músculos da lombar e das coxas.

Quando se dorme de barriga para cima, é importante posicionar os braços para baixo do corpo ou sobre o abdômen, desde que de forma leve, para não causar problemas respiratórios. Dormir com os braços para cima do corpo pode ocasionar em desconforto durante a noite.    

COMO NÃO DORMIR:

De acordo com especialistas, a pior posição para se dormir é de bruços. A posição em si já faz com que a coluna fique completamente reta, mas de forma forçada, o que pode trazer agravantes às costas. A posição também pode trazer agravantes ao pescoço, que fica torcido cerca de noventa graus. O uso de um travesseiro embaixo da cabeça também pode trazer problemas significativos, pois além de torcido, o pescoço fica muito estendido, o que pode causar dores cervicais.

No geral, dormir de bruços pode causar problemas cervicais, dores nos ombros, bursite, tendinite e dores nas costas. A posição pode ser prejudicial até mesmo para os dentes, já que a pressão causada na fase, pode favorecer para que os dentes se entortem, o que piora caso a pessoa coloque o braço por baixo do travesseiro.   

Especialistas também lembram da dificuldade de se adaptar a uma nova posição, pois muitas vezes o corpo se acostuma a dormir de uma determinada forma, mesmo que seja essa posição traga algum tipo de prejuízo à saúde. 

O ideal seria tentar se adaptar aos poucos, e ir tentando usar a nova posição a cada noite de sono, até que o corpo enfim se acostume.

Além de uma posição confortável, a dica mais recomendável para quem procura melhorar o sono é ter um colchão recomendável. A linha de colchões da Portobel oferece as melhores opções para o seu sono. Conheça nossos produtos e encontre o colchão ideal para você.

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