Os sonhos são uma das características mais interessantes da mente humana. Chega a ser um grande mistério imaginar a capacidade da mente projetar imagens, no momento em que o cérebro estiver em um estado de repouso.

Os sonhos fazem parte de um imaginário popular, sendo citados em registros antigos e até mesmo passagens bíblicas, como na de José do Egito, realçando a noção de importância dos sonhos, que já instigam os conceitos de personalidade humana e popularizando o misticismo da previsão e suas possibilidades.

Mesmo dentro de conceitos mais científicos, os sonhos atiçam a curiosidade e as possibilidades, como é mostrado na obra cinematográfica “A Origem” (Inception, 2010), dirigido por Christopher Nolan, onde os sonhos são utilizados como porta de entrada para mente o subconsciente das pessoas. O longa também aborda as possibilidades de se viver em sonho constante, em um mundo onde tudo é possível, um mundo inteiramente particular, onde o real e o irreal se misturam tornando, causando dependência e depressão.

O fato é que os sonhos são atiçam a curiosidade e a compreensão das pessoas, por isso selecionamos algumas informações interessantes explicando os motivos das pessoas sonharem e outras curiosidade.

A ciência:

Os sonhos nada mais são do que o processo de pensamento, mas que acontece durante a noite e, normalmente, reflete as imagens das quais a pessoa tem pensando durante o dia, quase como um diário e forma de imagens.

Contudo, é comum as pessoas sonharem com algo desconhecido ou pouco lembrado, como quando sonhamos com alguém aleatoriamente, alguém que nem lembramos da existência. Não se sabe com exatidão o motivo desse tipo de coisa acontecer, mas não é nada anormal, e o mais provável é que o subconsciente acessou, de forma involuntária, alguma memória relacionada a aquela pessoa.

A ciência explica os sonhos são comuns em todas as espécies de mamíferos, mesmo os mais primitivos.

Recentemente foi descoberto que até mesmo bebês ainda no ventre das mães sonham, contudo, é impossível saber com o que eles sonham, já que não possuem qualquer estímulo ou memória visual.

As pesquisas na área do sono também explicam que todas as pessoas sonham todas as noites, inclusive, é comum que cada pessoa sonhe até sete vezes em uma única noite. Contudo, é muito difícil lembrar dos sonhos, já que, normalmente as pessoas tendem a despertar aos poucos e sem pressa, de forma mais natural.

Diferente do que ocorre quando a pessoa está no estado de sono “Rapid Eyes Movement” (Movimento rápido dos olhos), ou simplesmente “Sono REM”. No estado de REM, o sono é mais pesado e os sonhos acabam sendo muito mais vividos. Quando uma pessoa em estado de REM desperta de forma abruptamente, o sonho vivido é interrompido justamente em sua forma mais realista, ou seja, na hora que a pessoa acordar, ela vai lembrar deste sonho com uma grande riqueza de detalhes. Como quando sonhamos que estamos caindo e repentinamente acordamos, o que causa uma sensação de desconforto muito grande, mas é normal e nenhum pouco prejudicial.

O misticismo:

Os sonhos fazem parte do imaginário popular a séculos, e durante esse tempo, muitas crenças e mitos em torno dos sonhos foram criada e são constantemente discutidas, como por exemplo a possibilidades de os sonhos possuírem significados diversos, que podem até mesmo ser considerados como previsões para o futuro.

Muitas pessoas interpretam o sonho de estar caindo como um sinal de ansiedade e perda do controle da própria vida. Assim como sonhar com a perda dos dentes, que remete não apenas à ansiedade, como também ao medo da velhice.

Sonhar com água é considerado como um sinal de manifestações de emoções. Como se a forma da água representasse um estado sentimental da pessoa. Por exemplo, água calma, como as de uma piscina, remete paz e tranquilidade na vida, enquanto que um mar agitado pode indicar uma perturbação na forma na paz interior, como uma raiva, uma angústia ou um medo.

Existem pessoas que vão além dos significados e acreditam que os sonhos podem ser sinais preventivos para o futuro. Neste caso, o espírito de cada pessoa consegue se desprender do corpo durante o sono, estando livre para viajar através de planos espirituais, o que possibilitaria o contato do espírito com entidades mais evoluídas, que podem fornecer revelações sobre acontecimentos futuros.

Quando esse tipo de coisa acontece, a pessoa acorda com uma espécie de recordação, uma espécie de “lembrança do futuro”.

Claro que, apesar de interessantes, estas teorias têm como base o misticismo, e sua credibilidade vai de acordo com a crença de cada um.

O mais importante sobre os sonhos, é que eles só são possíveis através de uma boa noite de sono, mas isso por sua vez só é possível com o equipamento adequado.

No catálogo da Portobel você encontra os melhores preços de colchões, tudo para garantir ótimos sonhos.