Saber quanto tempo dura um colchão vai te ajudar a não sofrer mais com dores causadas por noites mal dormidas!

 

Os benefícios de uma noite bem dormida são inúmeros. Para ter uma noite com sono de qualidade é preciso ficar atento a alguns detalhes muito importantes em relação a troca de colchão. Escolher um modelo mais novo e adequado para as suas necessidades, um travesseiro de qualidade e outros pontos que são cruciais para ter uma noite tranquila.

 

Saber quanto tempo dura um colchão vai ajudar a identificar se o que tem na sua casa está realmente bom ou precisa ser trocado para um melhor, já que boa parte do tempo de nossas vidas nós passamos dormindo.

 

É Importante Prestar Atenção em Alguns Detalhes Antes da Troca de Colchão

 

Para saber se o colchão precisa ser trocado, preste atenção nos detalhes que o seu próprio corpo indica:

 

  • Dores: Se logo pela manhã você já acorda com dores no corpo com sensação de mais cansaço, é um motivo muito grande para trocar de colchão.

 

  • Qualidade do sono: Se você sofrer de insônia com frequência, provavelmente o colchão pode ter culpa e não está deixando o corpo relaxar o suficiente para dormir.

 

  • Compare um colchão com o seu: Se na casa tiver mais colchões, experimente dormir uma noite em algum deles e compare a qualidade do sono em relação quando dorme no seu colchão.

 

  • Visual do colchão: Se ele estiver com buracos visíveis é preciso fazer a troca do colchão de imediato.

 

Esses são alguns sinais que devem ser observados para saber se é preciso fazer a troca ou não. Além de claro, saber qual é a validade do produto e respeitá-la.

 

Quanto Tempo Dura um Colchão

 

Profissionais da área de colchões recomendam que, alguns modelos devem ser trocados a cada 5 anos, outros, dependendo da sua qualidade devem ser trocados a cada 10 anos. Esse tempo depende de qual material ele é feito, os colchões de espuma, por exemplo, tende a durar de 3 à 4 anos. Já os de mola tende a durar de 4 a 5 anos.

 

Isso também depende do cuidado que a pessoa vai ter com o colchão. Alguns cuidados importantes como:

 

  • Colocar capas protetoras
  • Virar ele com frequência
  • Trocar as capas protetoras e os lençóis
  • Deixar algumas horas sem capas e lençóis para que ele fique arejado
  • Aspirar o colchão pelo menos uma ou duas vezes no mês
  • Pagar uma limpeza a seco profissional pelo menos uma vez ao ano
  • Colocar protetor anti higiênico em colchões de crianças

 

Usar um colchão vencido prejudica muito a saúde. Por mais que esse investimento, muitas vezes possa sair caro, é um bem necessário. Pois a escolha do colchão ideal pode melhorar dores na coluna, insônias e até mesmo estresse.

 

Saber quando fazer a troca do colchão é fundamental para ter uma vida melhor e uma qualidade de sono maior. Dessa forma, o dia a dia terá muito mais rendimento e menos irritabilidade.