Certamente você já ouviu falar que uma noite bem dormida é essencial para o seu rendimento no outro dia, certo?

Se você tem problemas como insônia, dores e ronco, sabe do que estamos falando e do quanto isso faz diferença na qualidade do seu dia e até mesmo no seu humor.

Hoje vamos falar um pouco sobre como acabar com o ronco, um mal que muitas pessoas sofrem e não sabem mais o que fazer para que esse incômodo diminua.

Lembrando que aqui nesse post nós iremos dar algumas dicas para você diminuir esse mal, mas que, em alguns casos, o melhor a se fazer é procurar um médico especialista.

 

Veja como diminuir o ronco e ter uma noite tranquila

Existem muitas dicas que te auxiliam a diminuir esse incômodo que atrapalha não só a qualidade do seu sono como também a do seu parceiro ou parceira.

Vamos te mostrar algumas dicas que podem fazer com que o seu ronco diminua, mas repetimos que em alguns casos, o melhor é realmente procurar um médico.

 

Tenha um travesseiro mais alto e firme

Dormir com a cabeça levemente elevada ajuda a melhorar a sua respiração e automaticamente a diminuição do ronco.

Os travesseiros que são mais firmes deixam a sua coluna mais alinhada, o que ajuda no funcionamento das vias respiratórias e também na sua postura, evitando problemas na coluna.

 

Procure manter o peso adequado

Pessoas que ficam acima do peso tendem a ter uma passagem de ar menor por conta dos tecidos da garganta e do pescoço.

Estar no peso ideal ajuda a diminuir esses tecidos e consequentemente o seu ronco podendo até mesmo fazer com que ele acabe.

 

Fazer exercícios físicos

Praticar exercícios físicos ajuda a manter o peso ideal, faz bem para sua saúde e ainda ajuda a manter o tamanho da sua garganta, o que como você viu na dica anterior, faz com que o seu ronco diminua.

Praticar exercícios com a ajuda de um profissional também é algo que indicamos para o bem da sua saúde.

 

Instale um purificador de ar

Ter um purificador de ar no ambiente ajuda a diminuir o tempo seco, principalmente em épocas do ano que não chove muito.

Normalmente isso acarreta problemas na respiração e alergias, o que pode causar diretamente o aumento do seu ronco a noite.

 

Beba muita água

Tomar muito líquido e em especial a água ajuda a limpar o seu organismo, manter o corpo bem hidratado e ainda fazer com que o seu sistema respiratório fique livre e evita o alojamento de mucos em excesso no nariz.

 

Tenha um colchão de qualidade

Assim como o travesseiro é importante, o colchão também é uma peça fundamental para o tratamento do ronco e ajuda a diminuir consideravelmente esse mal.

Um colchão mais firme com um travesseiro levemente mais alto ajuda a fazer com que a sua noite seja mais tranquila e sem roncos.

Experimente escolher um colchão de qualidade para ver como acabar com o ronco é algo possível. Compre agora mesmo no site da Portobel pelos melhores valores.

Uma noite de sono bem dormida é muito importante para que tenhamos um dia produtivo e também uma saúde melhor, sem cansaço e problemas maiores.

Mas, muitas pessoas não conseguem ter uma noite tranquila, pois sentem insônia e dores no corpo. Você sabia que esse problema pode estar relacionado ao colchão?

Quando o colchão não é adequado para as suas necessidades, ele pode causar diversos problemas sérios de saúde e também na sua qualidade de vida.

Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre o colchão ortopédico e todos os benefícios que ele oferece para você e para a sua saúde. A partir daí, você conseguirá perceber se ele se encaixa nas suas necessidades.

 

Conheça um pouco mais sobre o colchão ortopédico

Esse modelo de colchão está no mercado há anos e muitas pessoas não abrem mão de tê-lo, diferentes de outras que não investem nesse tipo de colchão.

Quem não abre mão de dormir em um bom colchão ortopédico conhece todas as vantagens e a diferença que ele tem de um colchão normal e, quem ainda não tem coragem de fazer esse investimento, provavelmente é porque não conhece.

Esse tipo de colchão oferece total sustentação para as curvaturas do corpo, não importa qual seja o seu biotipo, ele não oferece pressão, o que quando acontece, provoca dores e problemas mais sérios.

A estrutura da sua caixa é toda feita em madeira e é revestida por espuma em várias camadas, o que proporciona ao usuário muito mais conforto e maciez durante a noite de sono.

Essas camadas de espumas conseguem oferecer ao corpo uma firmeza maior quando comparado com outros colchões e também deixa o corpo mais firme.

 

Vantagens do colchão ortopédico

Depois de conhecer um pouco mais sobre o colchão ortopédico, chegou a hora de descobrir algumas das vantagens que ele proporciona para a sua saúde e para a sua qualidade de vida.

 

Melhora do sono

Quando estamos com dores e desconfortos, é comum não conseguir dormir a noite inteira, isso faz muito mal para a saúde e para o seu rendimento nas atividades que precisam ser feitas no outro dia.

Com o colchão ortopédico você não sentirá mais cores e consequentemente conseguirá dormir melhor durante a noite inteira.

 

Diminuição dos problemas de saúde

Muitos problemas de saúde ocorrem por conta de uma noite mal dormida, principalmente problemas em relação ao corpo como dores musculares, hérnia e até outros ainda mais sérios.

Com o uso de um colchão ortopédico de qualidade os problemas em relação a isso irão diminuir e melhorar automaticamente a sua qualidade de vida.

 

Corpo mais firme durante o sono

Um dos maiores problemas em relação aos colchões é que, quando acontece a escolha do colchão errado, problemas na coluna e nos ombros surgem com muita facilidade.

Com o uso do colchão ortopédico isso não é um problema, pois como citamos, ele é firme e não deixa o corpo ficar em uma má posição ocasionando uma pressão em áreas que não podem sofrer com isso.

Antes de comprar um colchão ortopédico, pense sempre que você passará horas deitado nele e por isso ele deve ser extremamente correto para o seu tipo de problema e para o seu biotipo.

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais com a rotina corrida, algumas saem cedo ou até de madrugada para trabalhar e a noite estudar e têm aquelas que, de alguma forma, sofrem com toda essa correria.

Por esse motivo, é muito importante ter uma excelente qualidade do sono, pois uma noite bem dormida afeta de forma direta o rendimento do dia assim como uma noite mal dormida também.

Pessoas que sofrem com insônia sabem que isso é prejudicial para a saúde e que pode lhe causar problemas sérios. Por isso, é preciso descobrir o que está causando esse problema para conseguir combatê-lo.

Veja no post de hoje 5 coisas que podem ser os motivos da sua diminuição da qualidade do sono, são problemas que certamente devem estar presentes na sua rotina.

 

1 - Má alimentação

Um problema comum que afeta a qualidade do sono de muitas pessoas é a má alimentação. Ao consumir muitos alimentos e bebidas que são ricos em cafeína, certamente a pessoa terá problemas para dormir.

É importante citar que o problema desse consumo não acontece se ele for feito apenas a noite, mas sim no decorrer do dia, por isso, é indicado consumir com moderação alimentos e bebidas que tem muita cafeína em sua composição e, se possível, evitar ao máximo consumi-los a noite.

Alimentos muito pesados e principalmente aqueles que têm tiramina como é o caso do bacon e do queijo por exemplo, afetam a qualidade do sono, pois essa substância faz com que você fique acordado por mais tempo. Por isso, o mais indicado é consumir carboidratos.

 

2 - Estresse

O estresse, nervosismo e ansiedade são os maiores vilões que conseguem afetar diretamente a qualidade do sono de qualquer pessoa e isso pode gerar outros problemas seríssimos de saúde.

Para quem trabalha muito, é indicado que tente esquecer o serviço pelo menos quando chegar em sua residência e o mais importante, evitar levar serviço para casa, pois isso fará com que você fique acordado por horas, o que ocasiona o estresse.

Para pessoas que são agitadas, é importante que tomem um chá de camomila antes de dormir para tentar relaxar mais e então ter uma noite tranquila.

 

3 - Falta de rotina

A falta de rotina é um fator que afeta gravemente a qualidade do sono, pois o corpo não consegue encontrar um ritmo certo para tudo e isso pode ocasionar o problema de insônia.

Dormir muito tarde e acordar cedo é um dos maiores erros que muitas pessoas cometem, algumas vezes por conta da rotina corrida do dia a dia.

Tentar fazer um cronograma do dia e procurar cumpri-lo, fará total diferença nas noites de sono e automaticamente no próximo dia.

 

4 - Colchão e travesseiro errados

Esses dois produtos com total certeza afetam diretamente a qualidade do sono, seja para o bem como para o mal, por isso é importante saber escolher o ideal para o seu perfil.

Antes de escolher o colchão é preciso ter certeza sobre a presença de problemas na coluna e outros problemas de saúde assim como também saber que o seu peso interfere na escolha do colchão ideal.

 

5 - Tamanho da cama errado

O tamanho da cama e também do colchão interferem na sua noite de sono, principalmente para pessoas que dormem com outra na cama e precisam de um espaço maior.

Saber escolher o tamanho correto é fundamental para ter uma noite de sono tranquila e um dia produtivo.

Grande parte dos problemas em relação a qualidade do sono são costumes e erros cometidos no dia a dia, por isso, a partir de agora tome cuidado para que você pare de sofrer com esse mal.

Ter um quarto aconchegante, bem equipado, limpo e confortável é essencial para ter uma boa noite de sono. Por isso é importante tomar cuidado quando escolher os móveis e até mesmo a decoração do seu quarto.

Você sabia que o estilo do ambiente pode interferir na qualidade do seu sono? Quando o ambiente está bagunçado, sujo, com móveis que não são adequados para o tamanho do cômodo, sua noite pode ser turbulenta mesmo que você não perceba.

tamanho da cama ideal é uma das coisas mais importantes e que deve ser levada em consideração no momento de montar o seu quarto, afinal, é um dos ambientes da casa que mais precisa de aconchego.

 

Tamanhos de camas tradicionais

Existem quatro tamanhos diferentes de camas, esses tamanhos são os mais conhecidos e vendidos no mercado. São eles:

 

  • Cama de solteiro - 1,88x0,78 m
  • Cama de casal - 1,88x1,38 m
  • Cama Queen - 1,98x1,58 m
  • Cama King - 1,98x1,85 m

 

Claro que quanto maior essa cama for, mais confortável ela será para dormir, principalmente se nela for dormir duas pessoas.

Mas, para escolher o tamanho de cama ideal, antes de tudo é preciso ver o espaço que você tem no seu quarto.

Por isso, vamos te dar algumas dicas de como descobrir o tamanho de cama ideal para o cômodo da sua casa.

 

Saiba como escolher o tamanho de cama ideal

Antes de comprar a cama é preciso verificar o espaço que você tem no seu quarto e qual será a melhor disposição para ficar os móveis, principalmente se for um ambiente muito pequeno.

 

Espaço para se locomover

Pegue uma trena e estude o espaço disponível. Se a cama for de casal, Queen ou king é importante deixar pelo menos 50 cm de espaço em sua volta para que você e a outra pessoa consigam passar facilmente.

Também é preciso deixar um espaço na frente da cama, pois isso irá facilitar muito o seu dia a dia, principalmente no momento de limpar o quarto.

 

Preste atenção nos móveis que tem no quarto

Veja quais são os móveis que você tem no quarto e se eles realmente precisam estar lá, pois se o ambiente for pequeno, muitas mobílias atrapalham.

Preste atenção também na cabeceira que você irá colocar no quarto. Se a cama desejada for no estilo box, você precisará comprar uma cabeceira para que fique mais confortável.

Caso o espaço seja muito pequeno, você pode improvisar essa cabeceira utilizando papel de parede ou até mesmo aquelas que são feitas de madeira e que ficam penduradas na parede, não ocupará espaço e ficará aconchegante.

 

Leve em conta o seu biotipo

Antes de escolher a cama também é preciso levar em conta o seu biotipo e o biotipo da pessoa que irá dormir com você, pois a cama precisa ser confortável para os dois.

Se for preciso escolher uma cama Queen e o espaço for apertado, tente retirar algum móvel que não é utilizado com tanta frequência.

Escolher o tamanho de cama ideal pode não ser uma tarefa fácil, mas valerá a pena cada cuidado que você tiver depois que o quarto estiver montado de uma forma aconchegante.

Saber como limpar colchão é extremamente importante para a sua saúde, pois depois de um tempo de uso, o colchão absorve ácaros e sujeiras que podem acabar causando alergias e prejudicando até mesmo a sua respiração.

Por esse motivo, é preciso fazer a higienização do colchão de forma periódica para que evite problemas de saúde, a falta de cuidado com o colchão pode ocasionar até mesmo o estrago dele.

Para que ele fique totalmente seguro e protegido contra ácaros e bactérias e automaticamente você tenha uma boa noite de sono, é preciso fazer uma limpeza pesada pelo menos uma vez ao ano, o que é recomendado ser feito por profissionais.

Mas, depois de mandar fazer essa limpeza pesada é preciso mantê-la e, por isso, é preciso que você faça uma limpeza caseira pelo menos uma vez ao mês, assim o seu sono e sua saúde estarão protegidos de problemas sérios.

 

Como limpar colchão que não está tão sujo em casa da forma correta?

Certamente você já ouviu falar em várias formas de limpar colchões e fica com dúvida em qual escolher e qual confiar se realmente é a forma correta de fazer essa limpeza.

Para limpar o colchão é preciso ter cuidado, pois ele é feito com um material que não pode ser molhado com tanta quantidade de água, pois o líquido penetra na espuma e isso pode estragar completamente o colchão, já que será muito difícil de secar.

Veja uma das melhores e mais segura forma de limpar o seu colchão com total segurança, sem danificá-lo e ainda ter uma limpeza eficaz.

 

Aspire o colchão

O primeiro passo é aspirar todo o colchão, tanto na parte de cima como na parte de baixo e nas laterais, pois isso ajuda a tirar o pó, ácaros, cabelos e outras sujeiras que podem estar nele.

É muito importante que você aspire também o estrado do colchão ou o box, pois eles também sofrem com esses tipos de bactérias.

 

Jogue bicarbonato de sódio no colchão

O bicarbonato é um produto excelente para fazer a limpeza de várias coisas da casa, inclusive o colchão, pois ele tira odores e ainda ajuda na limpeza.

É preciso que seja usado uma quantidade grande de bicarbonato, pois é necessário polvilhar no colchão inteiro para ter o resultado esperado.

Para que fique mais fácil para você polvilhar o bicarbonato em todo o colchão, utilize uma peneira, assim ele irá cair de forma uniforme em todo.

Se você quiser deixar o colchão um pouco perfumado, misture no bicarbonato um óleo essencial com a fragrância do seu gosto.

Deixe o bicarbonato no colchão por pelo menos 30 minutos, ou até mesmo por horas, caso tenha tempo, quanto mais você deixar o bicarbonato agindo, mais ele irá limpar e tirar odores.

 

Aspire novamente o colchão

Para tirar todo o bicarbonato, aspire novamente o colchão com a parte de escova maior do aspirador e as parte menores para aspirar em volta dele, pois é preciso retirar todo o bicarbonato.

Se quiser deixar o colchão pegando um pouco mais de ar, basta não colocar as roupas de cama, mas, se estiver sem tempo já pode colocar a capa do colchão o lençol e arrumar a cama como quiser.

Muitos problemas acontecem quando essa limpeza não é feita da forma correta, por isso, é importante que você saiba como limpar colchão e assim, ter uma qualidade de vida e saúde muito maior.